Um pequeno estudo, publicado na revista NeuroRegulation, descobriu que sentar-se ereto, com os ombros para trás, e em uma posição relaxada pode melhorar o desempenho em matemática. De acordo com os pesquisadores, sentar-se curvado na cadeira pode desencadear velhas memórias negativas no corpo e no cérebro.
O Dr. Erik Peper, professor de educação em saúde na San Francisco State University, disse que “para as pessoas que estão ansiosas com a matemática, a postura faz uma grande diferença. A posição inclinada para baixo os desliga e seus cérebros não funcionam tão bem. Eles não conseguem pensar com tanta clareza”.
Mais de 100 estudantes universitários foram testados para ver quão bem eles podiam executar tarefas matemáticas simples – que envolviam subtrair 7 de 843 sequencialmente por 15 segundos.
Dos que realizaram o teste, 56% relataram achar mais fácil resolver o problema na posição vertical.
Os pesquisadores afirmam que suas descobertas podem ajudar as pessoas não só a compreenderem melhor a matemática, como também a ter uma melhor desenvoltura ao falar em público ou a durante apresentações musicais.
“Você tem uma escolha. Trata-se de usar uma posição com poder para otimizar seu foco”, finaliza Dr. Peper.